Sábado, 03 de Agosto de 2013, mais uma fantástica etapa do Circuito NGPS cumprida pelo Dar ao Ped@l, desta feita foi a 7.ª etapa com saída no Sábado, 03 de Agosto de 2013 da bonita cidade de Viana do Castelo, num passeio que se revestiu de especial importância para todos os participantes, já que foi um percurso circular de 40 ou 80 kms conforme a opção de cada um, nós optámos por fazer o passeio de 40 kms, já que grande parte de nós não estava em plena forma física, coisas das férias, está-se mesmo a ver, a organização esteve a cargo da Viana Adventure e esteve tudo impecável, como é hábito nos eventos do Circuito NGPS.
Nesta edição, estivemos presentes 6 elementos do grupo, eu, o Mário Dantas, o Valdemar Freitas, o Jorge Oliveira, o Ricardo Ferreira e o estreante Sérgio Caban, este passeio do Circuito NGPS acabou por manifestar-se levezinho, agradável e com umas paisagens fantásticas, que cobrem desde a montanha pura, ao bom estilo do Gerês até à montanha com ar de maresia onde se avista o mar até perder de vista, lindíssimo, sem dúvida.
A logística deste passeio foi fácil, assim após recolher o Jorge Oliveira em Rio Tinto, às 07:00 horas conforme previamente combinado, seguimos destino até Ermesinde onde já nos aguardavam o Mário Dantas e o Valdemar Freitas, bicicletas e mochilas acondicionadas e era hora de seguir em direção a Viana do Castelo. A viagem decorreu calma e sem sobressaltos, pelo caminho o Sérgio Caban juntou-se a nós, estava da área de serviço de Vila do Conde à nossa espera, o Ricardo Ferreira tem um carro muito rápido, pelo que não nos conseguimos encontrar pelo caminho, e para cumulo quando chegámos a Viana, esqueci-me por completo dele, mas ele lá atinou a ir ter connosco estávamos nós a começar a desmontar a traquitana quando ele se juntou a nós. Dirigimo-nos ao secretariado, levantámos os dorsais e fizemo-nos ao caminho.
Os primeiros 10 quilómetros aproximadamente, revelaram-se agradáveis e calmos, já que rolamos pelo centro da cidade e depois subimos em direção ao Santuário da Santa Luzia, por um trajeto maioritariamente em alcatrão ou estrada de paralelepípedos.
Nesta foto de grupo, gentilmente tirada por um elemento da organização e onde se situava um local de abastecimento de água, para quem necessitasse, estávamos a aproximar-nos da subida mais dura do dia, sempre para cima até avistarmos o mar. Foi um percurso engraçado, nada de muito violento, é verdade, mas sempre a subir. Pelo caminho ainda encontramos um grupo de cavalos selvagens ou garranos e tivemos tempo para fazer o nosso piquenique, como habitualmente fazemos em todas os passeios do Circuito NGPS. Uma manhã e parte da tarde muito divertidos, com trilhos muito bonitos, técnicos, rápidos e single-tracks e descidas a condizer. Uma receita muito boa para se passar um dia agradável em Viana do Castelo.
Em que outro sítio do mundo se pode ver uma paisagem desta beleza e ainda ser brindado com cavalos selvagens ou garranos e um oceano azul da cor do céu a perder de vista, só em Viana do Castelo e nos passeios do Circuito NGPS.
Na imagem abaixo, vemos o nosso amigo Sérgio Caban num momento de introspeção, observando a imensidão da paisagem.
E assim começámos a descer, sempre, sem parar até ao nível do mar, onde pedalámos por trilhos incríveis e single-tracks bestiais, pelo meio descemos calçadas romanas muito boas e onde pedalamos e aceleramos as nossas bicicletas para fazer o gosto ao pé e subir a adrenalina, muito bom, mesmo!
A terminar fizemos os últimos quilómetros sempre junto ao oceano Atlântico, o que se revelou muito agradável, ficámos a conhecer mais um pouquinho da nossa lindíssima costa portuguesa, desta feita em Viana, onde tivemos oportunidade de ver moinhos, gravuras pré-históricas, sem pagar, diga-se de passagem, e muito mais, vale bem um passeio por estes lados, ah e praias lindíssimas e pasme-se quase vazias e muito sossegadas, é verdade que quase sempre está nortada, mas que são lindas, lá isso são, que ninguém duvide.
No final a organização brindou-nos com uma excelente bola de Berlim, com uma qualidade fabulosa e sem ter que esperar 30 minutos numa fila, como aconteceu no Natário onde fomos comprar as nossas bolas de Berlim para levarmos para as nossas famílias. O nosso agradecimento à Viana Adventure, tudo impecável, banhos com água quente, bola de Berlim no final, que mais se pode pedir!
E assim passámos mais um dia fora de casa, a fazer aquilo que todos nós gostámos, andar de bicicleta no monte e fotografar sítios, lugares e locais lindos, onde só é possível a pé ou de bicicleta, regressámos calmamente, não sem antes pararmos em Viana para irmos ao Natário buscar as bem-ditas bolas de Berlim. Um sábado bem passado na companhia de bons amigos.
Este passeio também foi dos mais eficazes a todos os níveis, houve apenas uma queda do Sérgio Caban sem ferimentos de maior, não houve furos, nem tão pouco avarias. Do ponto de vista mecânico foi 100% eficaz. Percorremos 41,96 km em 6:45 horas, das quais 4:03 horas a pedalar, subimos dos 0 aos 478 metros de altitude e vice-versa e fizemos um acumulado positivo de 1.109 m, um ótimo passeio, portanto.
Venha o próximo passeio do Circuito NGPS, a 8.ª Etapa, o “Extremo Ibérico” em Vila Nova de Cerveira, que a avaliar pelas fotos vai ser lindo, simplesmente deslumbrante, lamentavelmente, dos habituais participantes nenhum de nós poderá estar presente, já que iremos a caminho de Santiago de Compostela, mas iremos seguramente fazer este passeio numa data posterior.
Podem ver as estatísticas, vídeo e fotos nas ligações abaixo, apreciem:
http://connect.garmin.com/activity/353494397
Mais uma boa surpresa Augusto Tomé.
Parabéns e um abraço,
Valdemar
Obrigado amigo. Abraço
Reblogged this on AUGUSTO TOMÉ.