As bicicletas e as viagens
Caríssimos companheiros, desta vez calha a mim a elaboração desta mui nobre crónica!
Com muito gosto a faço, desde o recanto do meu lar, depois das minhas miúdas já estarem a contar carneirinhos!…
O Valdemar, sugeriu, e em boa hora, eu abordar o tema das viagens para dar o mote a esta crónica, e realmente era já algo que pensava fazer.
O curioso é que realmente passo muito tempo em viagem, fora de casa, longe da família, longe dos amigos, longe das bicicletas…
Mas a realidade é que levo sempre um bocadinho de todos comigo sempre que estou fora!
Acreditem que me dá imenso gosto conhecer e falar com gente nova, de outros países e outras culturas e abordar o inevitável e para mim tópico-de-conversa-de-horas-e-horas-sem-parar que é: BICICLETAS!!!
Adoro quando, inchado que nem um balão e de sorriso rasgado, falo que “no último domingo fiz 50kms com um grupo de amigos, os Dar ao Ped@L (Giving Ped@L, para os estrangeiros) onde passamos por locais fantásticos e… Foto, Foto… e mais uma paisagem, e mais umas bikes, e mais uns gajos de licra, e mais uns sorrisos!…
O que me apercebo é que o ciclismo, BTT ou estrada, é realmente um desporto e uma actividade mundial!.. desde o meu cliente Sueco que, com 60 anos ainda faz 80 a 100 kms pelo menos 3 vezes por semana, ao do Equador que já participou em triatlos, onde o que ele mais gostava era a parte… da bicicleta.. e que pelo menos uma vez por ano sobe uma famosa estrada que vai desde Guayaquil que fica ao nível do mar, até aos 4188 m de altitude, onde só respirar já custa, até ao alemão que vai trabalhar todos os dias de bike, ao dinamarquês que comprou agora uma toda XPTO, em carbono só porque… pode.
Conheço até um da Nova Zelândia com quem grande parte das conversas é sobre colas e sobre o Sam Gaze ter ganho ao Nino Schurter ao sprint em Stellenbosch na Africa do Sul.. estes até já me prometeram um tour em trilhos que eles conhecem e até me emprestam uma bike vou ter que aproveitar um dia destes!!
A realidade é que realmente a “bike” é mundial, tal como a paixão que sentimos por ela, tal como é a amizade que une todos os que praticamos este espectacular desporto, tal como é a que nos une a nós todos, Dar ao Ped@L.
É com imenso gosto que faço parte deste grupo, onde me sinto aceite e sinto que faço parte, onde sinto que mesmo não estando tão presente como queria, sou sempre bem recebido e onde sinto também que sentem a minha falta.
Já lá vão uns anos que me mudei para Rio Tinto, e onde por gosto comprei uma bicicleta da SportZone só para ver se recuperava mais rápido da lesão que tive quando joguei futebol e parti o tornozelo, longe estava eu de pensar que um vizinho, o Sérgio, me iria puxar para dar umas voltas com uns tipos porreiros que ele conhecia, os Formiga BTT… O Nuno, o Carlos o Nelson e o resto da trupe…
A partir daí há um dia que me dizem, “olha, conhecemos um grupo porreiro, que saem sempre aos domingos, são uns tipos fixes, impecáveis, bonitos e cheirosos, chamam-se Alien Team, e depois há uns ranhosos, os Dar ao Ped@L, que não andam nada de jeito, por isso ninguém fica para trás porque ninguém anda mais devagar que eles!!”
E assim a minha escolha foi feita!… D@P 4ever!!
Fora de brincadeiras, as casualidades na vida levam a estas coisas, e uma junção destas fez com que me juntasse a vocês, o meu grupo!
Precisava de vocês na minha vida, e ainda bem que vos tenho nela.
Um abraço a todos, e que sejamos todos Felizes, com ou sem as bikes, mas de preferência com elas.
Eduardo Batista
#cronica
#degrau11
#eduardobatista
Muito obrigado pelo contributo Eduardo e pela ideia das viagens/bicicletas.
Achei que isso ia dar uma boa crónica e tu fizeste por isso mesmo.
Abraço.