Sábado, 05 de Outubro de 2013, mais uma fantástica etapa do Circuito NGPS cumprida pelo Dar ao Ped@l, desta feita foi a 9.ª etapa com saída no Sábado da bonita cidade de Guimarães, mais exactamente de Caldas das Taipas, um passeio pré-definido para realizarmos 60 Kms ou 90 Kms, nós optámos por fazer o passeio de 60 kms, a organização esteve a cargo dos amigos 4TeamBtt e esteve tudo impecável, como é hábito nos eventos do Circuito NGPS.
Nesta edição, estivemos presentes 6 elementos do grupo, eu, o Mário Dantas, o Valdemar Freitas, o Jorge Oliveira, o Ricardo Ferreira e o Sérgio Caban, este passeio do Circuito NGPS acabou por manifestar-se pesadote, já que, ao contrário do que a organização indicou como referência, teríamos um acumulado de 1.550 mts, mas acabamos por registar 1.953 mts, agradável como sempre e com paisagens fantásticas, que cobrem desde a montanha pura, ao verdejante sobejamente conhecido do nosso Minho, lindíssimo, sem dúvida.
A logística deste passeio foi fácil, desta feita fui recolhido em minha casa pelo Jorge Oliveira, às 07:00 horas conforme previamente combinado, seguimos destino até à A3, na estação de serviço, onde já nos aguardavam o Mário Dantas e o Valdemar Freitas, o Sérgio Caban e o Ricardo Ferreira, bicicletas e mochilas acondicionadas e era hora de seguir em direção a Caldas das Taipas, Guimarães. A viagem decorreu calma e sem sobressaltos, exceto à saída da portagem, onde houve um pequeno desentendimento e uns foram por um lado outros por outro, mas rápidamente nos reagrupamos a chegar às Caldas das Taipas. Dirigimo-nos ao secretariado, levantámos os dorsais e fizemo-nos ao caminho.
Os primeiros quilómetros revelaram-se agradáveis e calmos, dando inclusive tempo para provar uvas diretamente da ramada pelo caminho. Mais ou menos a meio da manhã, começamos a subir, e a subir, e a subir… sempre para cima!
Foi um percurso engraçado, um pouco violento, é verdade, sempre a subir. Pelo caminho ainda tivemos tempo para fazer o nosso piquenique, como habitualmente fazemos em todas os passeios do Circuito NGPS. Uma manhã e parte da tarde muito divertidos, com trilhos muito bonitos, alguns técnicos, poucos rápidos e single-tracks e descidas a condizer. Uma receita muito boa para se passar um dia agradável a praticar o nosso desporto favorito – BTT.
No final a organização brindou-nos com um pequeno lanche, que diga-se, sabe sempre bem. O nosso agradecimento aos 4TeamBTT, tudo impecável, banhos com água quente, lanche no final, que mais se pode pedir!
E assim passámos mais um dia fora de casa, a fazer aquilo que todos nós gostámos, andar de bicicleta no monte e fotografar sítios, lugares e locais lindos, onde só é possível a pé ou de bicicleta, regressámos calmamente. Um sábado bem passado na companhia de bons amigos.
Este passeio também bom, mas não foi pacífico, houve três quedas e mais algumas tentativas pelo meio, : primeiro do Mário Dantas, depois do Sérgio Caban e por último do Valdemar Freitas, todas sem ferimentos de maior, não houve furos, nem tão pouco avarias. Do ponto de vista mecânico foi 100% eficaz. Percorremos 60,89 km em 8:56 horas, das quais 6:04 horas a pedalar, subimos dos 109 aos 642 metros de altitude e vice-versa e fizemos um acumulado positivo de 1.953 m, um ótimo passeio, duro portanto.
Venha o próximo passeio do Circuito NGPS, a 10.ª Etapa, o “Trilhos dos Mouros” na Maia, que a avaliar pelas fotos de prospeção, vai ser porreiro, com a vantagem de ser perto de casa.
Podem ver as estatísticas, vídeo e fotos nas ligações abaixo, apreciem:
http://connect.garmin.com/activity/386121567
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.562853990434386.1073741896.473636959356090&type=3
Reblogged this on AUGUSTO TOMÉ.
Parabéns Augusto Tomé, por mais esta bela crónica, dos Trilhos dos Conquistadores.
Até à próxima, na Maia, onde pelos vistos, deverás ter muitas peripécias para nos contar, face ao nº. de elementos inscritos do Dar ao Ped@L.
Abraço,
Obrigado amigo pelas tuas simpáticas palavras.
Mais uma excelente aventura dos Dar ao Pedal, recheada de boa disposição e dureza qb. Parabéns pela crónica Augusto Tomé, ás quais já nos habituaste. Venha o próximo NGPS e tentar reunir o maior n.º de participantes do Dar ao Pedal na conquista dos Trilhos dos Mouros
Obrigado amigo pelas tuas palavras e pela tua amizade.