E foi assim que começou.
Após alguns anos de inatividade desportiva contínua, a minha filha chega a casa e diz-me :
-“Precisamos de velhotes na equipa de natação.
-Estás louca, eu nunca fui nadador.
-Nada disso amanhã vens comigo precisamos de ter uma equipa completa de Masters e falta um da tua idade.”
Certo é que no dia a seguir fui a Decathlon comprar uns calções apaneleirados (justos e até aos joelhos) e uns óculos e lá fui.
Passados alguns meses fui ao meu 1.º Campeonato Nacional de Natação isto no ano de 2015.
E por este desporto andei até que veio a lesão em Novembro de 2017, uma tendinite que não me permitia nadar nem de fazer os outros desportos que tinha por costume fazer, então lembrei-me da bicicleta que tinha sido do meu pai e que estava estacionada há alguns anos a apodrecer em casa da minha mãe.
Trouxe a mesma para a Maia , lavei-a e lubrifiquei-a e no dia 07 de Janeiro de 2018 fui dar a minha 1.ª volta, de Leça da Palmeira até Castro Sampaio.
Mas eu queria era resvalar e no dia seguinte após teclar com o meu amigo Pedro estava eu a fazer uns trilhos na zona industrial da Maia ou seja no meu quintal e aqui começa o primeiro problema…. a bike…pois passaram por mim várias e muito diferentes, rodas grandes, travões de disco, suspensões diferentes, etc.
Durante a semana andei pela Internet, falo novamente com o meu amigo Pedro e este diz que tenho que ir á Ribeiro Bikes, o Sérgio vende-me a Merida em segunda mão.
E logo me convida para ir ao Rojão no sábado seguinte a Covelas dia 21/01/2018. Disse-lhe que daria resposta mais tarde.
Mais umas pesquisas pela net e perante tantos profissionais telefonei-lhe dizendo que ainda não estava preparado para tal desafio, mais um fim de semana a andar sozinho pela zona industrial e nessa semana a minha mulher diz que costuma ir um engenheiro ao serviço dela que mora na Maia e faz BTT ( se ela adivinhasse penso que hoje não seria assim).
De imediato novamente na net a teclar com o engenheiro Leitão, combinamos encontrarmos-nos no sábado em frente à Câmara da Maia e lá fui.
Uns resvalanços, umas travadelas , uns ameaços de tombo, etc. mas cheguei ao fim do passeio inteiro sem quedas e com mais três amigos (Nelson (deixou de ser eng. Leitão), o Hugo e o que foi o meu primeiro mestre o César) e conheci pelo meio o chamado ‘’reforço’’
Despedidas com um ‘’até sábado’’
Nessa tarde dado que estava todo dorido novamente pela net descobri que já me tinham feito ‘’Madafoca’’ e que teria direito a ser batizado novamente!!
Os sábados foram-se passando e aprendi algumas palavras novas, ‘’desviador’’ , ’’pedaleira”, ‘’cassete’’, ‘’pratos’’, ‘’cleats’’, ‘’single-track’’, etc.. e com mais amigos novos o Luís Doro, o Ricardo e, aparece isto :
Começo a questionar-me se estaria a altura do tal convite mas um dia teria de aceitar.
Novo capítulo dentro de alguns meses.
Abraço a todos.
#crónica
#degrau15
#josepaula
Top😉