Arquivos
All posts for the month Outubro, 2012
22 de Outubro de 2012
Acerto feito, encontro perfeito. Lá pedalamos mais um Domingo com dois novos elementos, o João Neves e Sérgio Ledo.
Trilho escolhido, Domingo cumprido. Foram 44 Km sempre a bombar, com alguns furos pelo meio e sempre a acompanhar-nos a sombra do “S. Pedro” e, lá terminamos todos “borrados” mas com o ego elevado.
O Porto é um Distrito privilegiado para quem gosta de pedalar em contacto com a natureza. Temos nas redondezas, em dezenas de municípios, inúmeras possibilidades de passeios, desde estradões tranquilos a single tracks em matas fechadas, descampados, contemplando todos os níveis de dificuldade física e técnica.
Agrela, Gondomar, Maia, Paredes, Valongo são apenas alguns exemplos do enorme património natural que a região possui para a prática do BTT.
E praticamente todos os municípios do interior têm trilhos excepcionais. Basta pegar na bicicleta, juntar-se a alguns amigos e escolher um desses destinos.
Pode-se descobrir por conta própria bons locais para pedalar, escolhendo caminhos ao acaso e pedindo informações aos moradores, mas é sempre mais seguro e prático juntar-se a um grupo que já pedala e que já possui algum “acervo” consolidado.
O Dar ao Ped@L é um desses grupos, e ele é totalmente aberto à entrada de novos bettetistas, independentemente do seu grau de experiência neste desporto.
Um dos propósitos do Dar ao Ped@L é justamente mostrar a quem não conhece o BTT, a inesgotável satisfação de reunir numa mesma actividade o contacto com a natureza, a possibilidade de conhecer lugares pitorescos e desconhecidos, a diversão de pedalar em grupo, a riquíssima alternância de ambientes e paisagens e a gratificação de adquirir enormes progressos técnicos e físicos a cada trilho feito.
Dentro dessa lógica, os bettetistas tendem a se tornarem apaixonados pelos trilhos.
Torna-se então, uma grande necessidade, espalhar as boas novas, de que a bicicleta é muito maior do que aquilo que se vê, é parte da revolução em curso para devolver as cidades para as pessoas.
A cultura do BTT está aí… perto de nós.
António Oliveira
7 de Outubro de 2012
2.ª Maratona BTT do Gerês
De facto a prova começou logo mal, pelos 2 nabos da ACM que estavam na entrega do Kit, um atendia os atletas e mal conseguia ver o que estava no computador o outro estava a apontar o nome dos participantes num caderno e a perguntar se já estava pago (!!!) e atribuía um dorsal, numa lista feita à mão na hora.
Deixa muito a desejar esta Associação (ACM), que inclusive esteve também nos 5 Cumes, só que aqui estavam os Amigos da Montanha, que não deixam este trabalho em mãos alheias.
Quanto à prova:
Aspectos positivos:
A beleza das paisagens do Gerês, com a vista panorâmica da altitude a que subimos.
E a simpatia do pessoal que estava nos reforços.
Aspectos negativos:
Muitos, principalmente a subida até Pedra Bela, os tais 10 Kms com a bike à mão e o calor a arrasar com qualquer atleta, até o capacete já me incomodava, o suor a molhar o equipamento, só me apetecia rasgar a jersey e mergulhar numa tanque de água.
Quando fizemos o reabastecimento de água, a falta das “bombas” para rejuvenescer os músculos e a fdp da descida, que nos esperava nos últimos 5 kms, feita com a bike á mão, que nem a conseguia segurar, tal era a inclinação, com uns calhaus de assustar.
Consegui chegar ao fim, passadas 05.30 h (mais do dobro do tempo conseguido pelo 1º a terminar a meia maratona, o atleta olímpico David Rosa, 2:18:24 ).
Recebi também um troféu de madeira, uma cabra, fui comer uma bifana e beber uns finos e segui directamente para casa, exausto e farto que estava desta merda.
Cheguei a Arcos de Valdevez era 17.30 h.
Abraços,
Mário Dantas
O nosso blog visto na Holanda
Recebemos na nossa caixa de correio ( grupodaraopedal@gmail.com ) o seguinte email, de um holandês chamado Teus, que se interessa por monumentos que representem bicicletas.
Rotunda representado um clicista en cima da sua bicicleta
Hello,
On your internetside I saw a cyclist monument. In which town/village is this situated?
I am a collector of pictures of such monuments.
Please send me a little answer.
——————————————————
Teus Korporaal
Schubertlaan 14
5707 RK Helmond (The Netherlands)
T. (+31) 0492-526240
M. asmankorporaal@hotmail.com
Como não sabia a que monumento se referia, se ao de Monte Pilar, se ao da Nacional N1, que o Oliveira colocou, quando foi a Fátima, em peregrinação a pé, no passado mês de Maio, resolvi enviar as duas imagens, e responder ao email, indicando a localização dos referidos monumentos.
As fotos são as seguintes:
Email de resposta:
Hi Teus
The monument of the first photo (1), is located in a rotunda on National Highway (EN1) in the county of Agueda.
The monument of the second picture (2), is situated on a roundabout, an access road to Monte Pilar, in the county of Paços de Ferreira.
If you need any more information, I can look for it for you and then you write.
Greetings,
Valdemar Freitas



































